terça-feira, 24 de outubro de 2017

QUERO CASA COM JANELA PELA PROFESSORA MARLI FORTES

ESTE TEXTO É TODO DESCRITO PELA PROFESSORA QUE FEZ UM BELO TRABALHO EM SALA DE AULA:

QUERO CASA COM JANELA 

Iniciamos as atividades com a leitura do livro pela professora. Na oportunidade, observamos a escrita, os recursos utilizados pela autora , etc.
Quando chegamos no anúncio discutimos a que gênero textual pertencia esse texto e refletimos questões como: 
* Sobre o que o texto está tratando?;
* Vocês já ouviram falar em classificados ou anúncios?;
* Por que as pessoas  utilizam esses recursos e pagam para colocar em jornais?;
* Que outros meios as pessoas utilizam para anunciar além dos jornais?;
As crianças visualizaram na lousa alguns anúncios selecionados previamente pela professora e então refletiram chegando a conclusão de que este gênero serve para anunciar alguma coisa: produto, objeto que venderão, trocarão ou alugarão com o objetivo de intensificar a compreensão do gênero textual, "anuncio",  sua finalidade  e estruturação.
Os alunos elaboraram um anúncio de uma casa que gostariam de vender, alugar ou comprar. Nesse momento surgiram questões a serem esclarecidas como:
* Para que serve o anúncio?;
* O que se pretende com ele?;
* A quem se destina?;
* Quais os detalhes  sobre o produto?;
Após esta atividade retornamos a leitura do livro, " Onde a galinha abre a janela e vê".
A partir desse texto  é possível construir a nossa visão de mundo!
O que vejo da minha janela!
Após indagar e surgir várias opiniões , instigando os alunos para irem além daquilo que os olhos não vêem, do que lhes é corriqueiro e visto, mas o que é sentido e não observado no dia a dia.
Com essa atividade os alunos foram convidados a fazer a sua janela através de maquetes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVOCAÇÃO.