sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PROJETO MPT NA ESCOLA


O projeto “MPT na Escola” teve início no dia dezessete de agosto de dois mil e quinze com a apresentação do projeto, para os alunos, explicando sobre o que ele trabalha e a sua finalidade.
Primeiramente, os alunos assistiram um vídeo sobre “Os Direitos Universal das Crianças” do Ziraldo. Esse vídeo explana, de forma clara e objetiva, os direitos e os deveres da criança e adolescente.
Foi distribuído o material fornecido pelo Ministério Público do Trabalho, Este material aborda o assunto de uma forma dinâmica, divertida e clara. Este material aborda o tema da exploração do trabalho Infantil, o que é isto, quais os direitos e deveres das crianças, o que fazer ao encontrar situações de exploração além de levar-nos a uma reflexão sobre como agir ao nos defrontamos uma situação onde existe esse tipo de exploração de trabalho.
Após realizarmos o estudo teórico com debate e reflexão pensamos numa forma de abranger mais pessoas com este assunto, ou seja, levar essa conscientização para os outros alunos da escola. Pensando nisso os alunos criaram frases sobre o tema com o intuito de conscientizar, colocaram no papel e ilustraram suas frases.
O projeto do MPT foi realizado durante a semana toda, e abordado diversas vezes. Num outro momento os alunos assistiram um vídeo que apresenta imagens de crianças que sofriam a exploração, crianças das quais, sua infância foi arrancada em prol do trabalho escravo. Esse vídeo surtiu grande efeito pois levou os alunos a uma reflexão profunda de quão triste é perder a infância, momento de brincar, estudar e ser feliz, para o trabalho infantil. Depois desse vídeos os alunos buscaram em revistas e jornais imagens que representassem aquilo que eles gostariam de dizer as pessoas que escravizam crianças com o trabalho e também para as próprias crianças que são escravizadas.
O resultado do projeto foi bem positivo, pois foi possível esclarecer e conscientizar que ajudar em casa, arrumar a cama que dormiu, ajudar a varrer o chão da casa não é um trabalho que escraviza, mas que ensina a importância das coisas que se tem.
Professoras que aplicaram o projeto: Karla Jung, Marlene Fortes
Turmas: 5 ano A e B.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVOCAÇÃO.