TRABALHANDO MEDIDAS DE TEMPO
Trabalho realizado pela Professora Marli Fortes e o 3 Ano A e B. A humanidade sempre buscou maneiras de medir o tempo, e muitas pessoas contribuíram para a invenção do relógio tal qual o conhecemos hoje. As primeiras tentativas de dividir o dia em 24 horas aconteceram por volta de 5000 a.C. Para isso, usava-se um bastão fincado no chão e, quando o Sol o iluminava, criava sombras que marcavam as horas.
Contar os minutos com precisão, por sua vez, só foi possível no século 17, e o acessório foi parar nos pulsos de mulheres e homens apenas no começo do século 20, com uma ajuda do inventor brasileiro Santos Dumont. Conheça um pouco mais sobre a jornada dessa invenção tão presente no nosso dia a dia.
Em sala de aula entre tantas atividades realizadas, os alunos confeccionaram um relógio e com ele realizaram muitas atividades, tais como resolução de problemas matemáticos e outras atividades no livro Didático.
Trabalhando com Medidas
Medir é comparar grandezas da mesma natureza. No ensino desses conteúdos há três objetivos principais. O primeiro é fazer com que as crianças saibam o que será mensurado: o peso de um objeto, a capacidade de um recipiente, o comprimento de um espaço ou o tempo. O passo seguinte é escolher o instrumento adequado a cada situação para, por último, decidir que unidade expressa o resultado. Para atingir essas metas, o processo de aprendizagem fica mais completo quando o trabalho é iniciado com a valorização e o uso de métodos não-usuais - na verdade, já utilizados pelas crianças em situações cotidianas.
Entre muitas atividades realizadas em sala as crianças amaram a confecção da fita métrica e com ela saíram medindo tudo que encontraram pela frente.